segunda-feira, 16 de junho de 2008

Grande Arronchense!!!

Até no estrangeiro ele era falado! Um francês, Philipe de Brion, escreveu um dia: "Com um pé no Alentejo e outro no mundo, Alfredo Saramago encontrou o balanço que vai do caviar à açorda de poejos".



Ao escrever Arronches no Google, deparei-me com uma triste noticia para o concelho, e fiz questão de aprofundar. Compreendo que pouca gente tenha ouvido falar deste grande Homem, mas posso dizer que para além de um grande amante da boa gastronomia e de bons vinhos Alfredo Saramago nasceu em Arronches, em 1938.

Formado na área das ciências sociais e humanas, estudou em França e Inglaterra, onde se doutorou em Antropologia e trabalhou como investigador. Ao longo dos anos escreveu diversos livros de gastronomia e de história e tradição gastronómicas.
É um autor indispensável para quem gosta de boa gastronomia e de conhecer história e antropologia das tradições gastronómicas portuguesas.

Provavelmente já tenham folheado algum dos livros dele, e de certeza que este nome não é totalmente desconhecido, mas de certeza que pouca gente sabia que era da nossa bela terra.

Alfredo Saramago faleceu dia 25 de Maio. Na televisão, e nos rádios e jornais surgiram várias noticias sobre o seu falecimento, e informações sobre o funeral. Também na internet, podemos encontrar essa informação, que para alem de estar presente em paginas importantes (como na do jornal Publico), são muitos os blogs que durante estes últimos dias, lhe têm feito homenagens.

O MIJA não quis deixar passar despercebido tal acontecimento, e como sabe que existe a possibilidade de Arronches ser a sede da Confraria de Gastronomia do Norte Alentejano, porque não atribuir à sede o nome deste grande gastrónomo?

Outra forma de o homenagear, era colocar Alfredo Saramago na lista das pessoas ilustres que podemos encontrar na pagina da câmara municipal.

Mas a melhor de todas as homenagens, é sem duvida, não deixar perder as nossas tradições gastronómicas e saborear esses pratos gastronómicos acompanhados de um bom vinho.

Ele foi prova que desta pequena localidade saem grandes Homens.

Ao Alfredo Saramago... Um brinde!

Sem comentários: